Noticias de Slackline

Slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima. Algumas variações de Slackline incluem “Waterline” (Slackline sobre água) e “Highline” (Slackline em grandes alturas, como por exemplo montanhas e pontes). Também existem “Trickline” (Slackline somente para fazer manobras) e “Longline” (Slackline de distancia longa, normalmente acima de 40 metros), entre outras variações.

Uma òtima pratica para perder peso com saude usando o slackline. O uso do slackline para o emagrecimento e também ter uma barriga chapada virou febre no mundo todo.

A pratica do slackline além de influenciar no emagrecimento com saude  e perder peso rápido também pode ajudar a fazer você ficar com a barriga chapada bumbum mais durinho devido a força fisica quem tem que ter.

O esporte iniciou-se em meados dos anos 1980 nos campos de escalada do Vale de Yosemite, EUA. Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e nos tempos vagos esticavam as suas fitas de escalada, através de equipamentos, para equilibrar-se e caminhar. O Slackline, também conhecido como corda bamba, significa “linha folgada” e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porem sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas.

O Slackline praticado em espaço indoor, possibilita uma evolução segura dos atletas. O Centro de Treinamento oferece treino sobre colchões para a modalidade trickline. Com apenas uma catraca de tensão e fita de 15 metros de comprimento e 5 cm de largura facilita a montagem sem precisar de nenhum equipamento adicional.

Modalidades

Trickline

Geralmente praticado a partir de 80cm de altura, o Trickline permite a realização de manobras com saltos e equilíbrio extremo, exigindo bastante preparo físico e treino.

Jumpline

Acrobacias acompanhadas com saltos.

Longline

Esta modalidade exige do praticante bastante condicionamento físico, pois quanto maior o comprimento da fita mais força muscular e equilíbrio são necessários, e também requer bastante concentração para manter-se na fita e vencer as suas dificuldades. E treinar a musculação motora.

Highline

Praticado em alturas superiores a 5 metros. Esta modalidade requer muita experiência ou 6 a 8 anos de prática e conhecimento de alpinismo, pois é necessário utilização de equipamentos de segurança e conhecimento técnico de sistema de redução exemplos cabos de aços.

Waterline

É a pratica do Slackline sobre as águas, seja em piscinas, rios ou praias esta é a modalidade mais refrescante e descontraída, já que podem ser realizadas diversas manobras do Trickline e as quedas nunca serão mal desejadas.

Público destinado

Slackline é indicado para todas as idades. Desde crianças a partir de 5 anos à adultos com 80 anos. Muitos escaladores, skatistas e surfistas praticam o Slackline como uma forma divertida de treinar seu esporte, já que os movimentos e músculos usados são semelhantes aos realizados no Slackline.

Benefícios

Slackline trabalha tanto o corpo quanto a mente. Fornece um ótimo exercício físico que fortalece todos os músculos do corpo, principalmente membros inferiores e região abdominal. Como usa uma fita elástica, é muito saudável no sentido de que não há impacto nas articulações, como ocorre em outros esportes como corridas. Este aspecto da elasticidade serve também para prevenir ferimentos e lesões.

Os benefícios do Slackline vão muito além do físico. O esporte também trabalha muitos atributos psicológicos, principalmente o equilíbrio e concentração. Fazer Slackline requer um alto nível de disciplina, o que a pessoa aprende na fita e leva ao resto da vida, vivendo sempre em busca do equilíbrio saudável. Neste sentido, o Slackline é uma lição para a vida. Desenvolve a paciência e capacidade de superar dificuldades, o que ajuda os praticantes em todos os aspectos da vida.